Da formação
até a aprovação

Ensino Médio (1º ao 3º ano)
Eficiência, abrangência e inovação

O ensino médio do Colégio Lattos tem uma metodologia inovadora que prepara para os principais vestibulares. Isso se dá mediante uma proposta pedagógica diferenciada e com o aluno como foco principal do processo educacional, não só como um receptor de conteúdo, e sim como participante ativo do processo de ensino.

E o resultado tem sido o nosso sucesso com diversos alunos aprovados em instituições superiores públicas e notas excelentes na redação da principal forma de ingresso no nível superior, o Enem.

Sonhar grande
faz a diferença.

A SUA PREPARAÇÃO COMEÇA NO LATTOS!

Preencha o formulário, que
entraremos em contato!

Bolsao-Fund2-Medio

Projeto UERJ 2024

O Vestibular da UERJ voltou ao modelo tradicional. O Exame mede a com petência, as habilidades e o conhecimento dos candidatos. Ele ocorre uma vez por ano e é constituído de duas fases: exame de qualificação e discursivo.
Visando à preparação dos nossos Nerds, lançamos o Projeto UERJ!
Ele conta com:

Turma exclusiva e professores especializados
 7 sábados letivos com conteúdo das principais disciplinas
Simulados preparatórios para pôr em prática as estratégias e as técnicas de resolução de provas
Resolução de exercícios específicos
Material criado pelos próprios professores com questões atualizadas e compatíveis com o exame
Aulão de véspera

Não perca mais tempo e inicie a sua
preparação com o Lattos!

O Lattos oferece a mesma qualidade
do ensino off-line no on-line.

Conheça nossos diferenciais

Nossa proposta pedagógica abrange o desenvolvimento completo do aluno, focando na preparação para concursos vestibulares e na construção de valores e princípios, estabelecendo um novo paradigma na relação instituição-aluno. O objetivo é integrar os alunos e facilitar o relacionamento com as disciplinas. Dessa forma, pretendemos melhorar o desempenho na sala de aula e desenvolver habilidades e competências. 

Os alunos do Ensino Médio contam com o sistema de monitoria na sua estrutura acadêmica. Trata-se de um serviço realizado por universitários e professores no ritmo da tarde, com o objetivo de minimizar dúvidas que possam existir na sala de aula. Todas as disciplinas são oferecidas na monitoria, com horário e distribuição do quadro de monitores divulgado no início do ano letivo.

Os alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio realizam três redações a cada bimestre, as quais compõem a nota bimestral, além da ampla prática de debate realizado em sala de aula. Já os alunos do 3º ano possuem uma produção textual por semana no espaço da Oficina de Redação. Nesse ambiente, toda semana, ocorre um debate sobre um tema, a produção da redação e a correção por uma banca de professores.

A realização de simulados no padrão das provas de vestibulares é algo rotineiro na vida dos alunos. Os alunos do 3º ano realizam um simulado por mês, do qual os alunos do 2º ano também são convidados a participar. Além dos simulados, os alunos do colégio também realizam diversas olimpíadas ao longo do ano, como a de Matemática e a do Conhecimento, como forma de ampliar ainda mais a preparação.

No Lattos, os alunos vivem uma experiência única na relação escola-aluno. Com uma grande proximidade e compreensão das necessidades de cada um, professores, supervisores e diretores estabelecem um ambiente amplamente favorável ao processo de aprendizagem. A formação do aluno recebe amplo acompanhamento pela coordenação e supervisão pedagógica, possibilitando a evolução acadêmica dos alunos.

Saber organizar o tempo livre, definir prioridades e ampliar a carga de estudo. O Plano de Estudo é um procedimento desenvolvido pela coordenação e pela supervisão, com a finalidade de orientar o aluno na administração da vida escolar. Cria-se uma matriz do tempo, respeitando-se a vida de cada aluno, para que o progresso acadêmico seja plenamente alcançado.

O trabalho de campo, realizado fora da sala de aula, é um recurso de estratégia metodológica, porque é mais uma maneira de despertar o interesse do aluno pelo lugar de vivência. Portanto, a aula fora do ambiente acadêmico torna o aprendizado mais interessante para o aluno, aumentando a sua percepção e ampliando o seu campo de visão para além da sala de aula. 

Na Educação Física utilizamos uma metodologia pedagógica que busca o desenvolvimento da autonomia, da cooperação, da inclusão e da afirmação de valores e princípios democráticos. Propomos levar ao aluno sua cultura corporal do movimento, com finalidade de lazer, de expressão de sentimentos e as valências físicas tais como: força, resistência aeróbica, velocidade de reação e deslocamento, agilidade, coordenação e ritmo.

O sistema de avaliações é feito de forma permanente e estruturada com os alunos do ensino médio realizando provas toda semana na sexta-feira. Essa rotina visa a criar uma dinâmica de estudo constante, estimulando a disciplina e o acompanhamento do conteúdo lecionado no dia a dia dentro da sala de aula, minimizando assim o acúmulo de matérias e fortalecendo ainda mais a preparação do aluno.

A relação escolar vai além da lógica da sala de aula. Há uma ligação entre a escola e sua comunidade. Projeto pedagógico vem com o intuito de unificar, em um mesmo  espaço, a Escola Família + Escola preparatória. O desenvolvimento humano é considerado indispensável e é tratado com muita seriedade nas aulas de ética e nas feiras culturais que são promovidas no Lattos.

Ao longo do ano, realizamos feiras culturais com o objetivo de estimular o aprendizado de forma prática, permitindo que o conteúdo da sala de aula seja materializado em diversas atividades. Os alunos são envolvidos em 4 feiras, distribuídas em quatro bimestres, que trabalham diferentes disciplinas escolares, sendo  elas: Semana de Conscientização Social,  Feira de Cultura Nordestina,  Feira Literária e Feira de Ciências e Matemática.

No Lattos, os alunos desenvolvem o conhecimento histórico cultural de forma ampla através de diferentes correntes artísticas que estimulam uma reflexão sobre as diversas formas de expressão e arte. A possibilidade de trabalhar temas contemporâneos, despertam a motivação necessária, para que haja um aprendizado completo e dinâmico das disciplinas ministradas na sala de aula.